Divulgando a mais nova pesquisa na Restinga de Massambaba!

01/10/2020

Estudo mostra a importância da “chuva de sementes” no potencial de regeneração natural da comunidade vegetal de moitas das restingas.
out/20


No artigo “Aggregated seed dispersal in a Neotropical coastal thicket vegetation: The role of microhabitat, dispersal syndrome and growth form”, publicado em setembro na Acta Oecologica, os autores Amanda S. R. Carvalho, Dorothy S. D. de Araujo e Antonio Carlos S. de Andrade, do JBRJ, e Luciane de Souza Velasque, da UNIRIO, mostram que a dispersão de sementes nas restingas ocorre de forma agregada às moitas de vegetação, quando comparada às áreas abertas.
A coleta de dados mensais mostrou que o número de sementes e de espécies foram baixos durante os dois anos de estudo. Como o clima e o solo nessa comunidade vegetal apresentam condições adversas ao estabelecimento de plântulas, a chuva de sementes mais concentrada nas moitas, onde a umidade e a fertilidade do solo são mais altas, pode favorecer o processo de regeneração natural. Além disso, apesar do clima marcadamente sazonal, há um padrão de dispersão contínua de sementes nas moitas. Os pesquisadores concluem que a limitação na dispersão de sementes confirma a baixa resiliência das restingas e esperam que esses achados possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias efetivas de conservação e restauração desses ecossistemas costeiros.

Acesse o artigo na Acta Oecologica https://www.sciencedirect.com/.../abs/pii/S1146609X20301107

Palestra com o Pesquisador do JBRJ Cyl Farney sobre a biodiversidade das restingas no "Liv Mundi 2020" 

BIODIVERSIDADE LAGOS 

04/10/2020

6:00

out/20

A fauna e flora na Região dos Lagos são únicas e exuberantes. Situada sob um enclave climático semiárido em pleno estado do Rio de Janeiro a biodiversidade no entorno da Lagoa de Araruama responde à intesa insolação, salinidade, ventos fortes e pouca chuva. Aves migratórias, vegetação de restinga e peixes foram foco de interesse de pesquisadores como Charles Darwin e das populações locais que aprenderam a usar seus recursos para sobreviver.

https://www.livmundi.com/agenda/dimensoes-humanas-da-biodiversidade-lagos/

Exposição sobre Restingas em Cabo Frio

10/09/2019

1º Simpósio Regional de Farmacognosia do Sudeste

26/11/2019